O que é Geada ?
É o congelamento do orvalho na superfície e pode atingir diferentes intensidades. Para ocorrer este congelamento não é necessário que a temperatura no ar esteja igual ou menor que 0°C. Isto porque na superfície a temperatura pode ser até 5°C menor que no ar, dependendo da perda radioativa que a superfície perde. A temperatura na superfície é chamada de temperatura na relva. Então com temperaturas de até +5°C pode-se ocorrer geadas.
O que acontece a nível molecular com a geada?
A geada é formada pelo congelamento direto do vapor d’água existente na atmosfera, sem passagem pela forma líquida, e ocorre quando a temperatura ambiental cai a níveis abaixo de 0ºC (ponto de congelamento da água). Nessas condições, o orvalho se transforma em geada.
O calor acumulado durante o dia pela crosta terrestre irradia-se durante a noite, provocando uma inversão de temperatura, de tal forma que, nas madrugadas de noites excepcionalmente frias, ocorre uma grande queda de temperatura nas camadas mais próximas do solo, formando o orvalho. Portanto, é completamente errada a expressão “cair geada”, já que o próprio orvalho não “cai”.
A geada ocorre com mais frequência em regiões elevadas e frias. Normalmente, o fenômeno está relacionado com a passagem de frentes frias e costuma ocorrer nas madrugadas de noites frias, estreladas e calmas, com maior intensidade nos fundos de vales e regiões montanhosas e, menos intensamente, nas encostas ensolaradas.
No Brasil, a geada ocorre, principalmente, nos planaltos sulinos e nas áreas montanhosas da região Sudeste.
Frequência de Geadas no Brasil:
Regiões com alta freqüência: Estas regiões que tem grande freqüência de geadas costumam registrar mais de 20 geadas por ano, sendo que em algumas localidades registra-se mais de 40 geadas. Porém esta área não é muito grande, abrangendo o nordeste do Rio Grande do Sul, planalto sul catarinense, meio oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná. Esta regiões são áreas de serra com as menores temperaturas do Brasil e registros de mínimas inferior a 0°C. Há também uma média de ocorrências de neve. As temperaturas, nos dias mais frios, costumam chegar a -6°C, porém é possível ficar perto dos -10°C. O normal da ocorrência é desde abril até novembro.
Regiões com freqüência média: Estas regiões, são as quais as geadas ocorrem todo ano e tem freqüência superior a, pelo menos, 5 geadas por ano. Estas são as regiões que abrangem, todo o Rio Grande do sul, exceto a faixa leste e litorânea, todo o estado de Santa Catarina, exceto o litoral, todo o Paraná, exceto a faixa norte e o litoral e a serra da Mantiqueira no extremo norte-nordeste de São Paulo e o sul de Minas Gerais. As geadas são registradas desde o mês de maio até setembro. As temperaturas podem chegar a -1°C, nas áreas mais frias, porém em casos muito frios, chegam a até -4°C.
Regiões com freqüência baixa: Esta regiões não chegam a registrar mais de 5 geadas por ano, exceto em alguns anos de ocorrências anormais. Estas regiões são, todo o litoral da região sul, a faixa leste do Rio Grande do Sul, norte do Paraná, o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e o centro, oeste e sul paulista. As temperaturas mínimas não ficam menor que 2°C, por isso não ocorre geadas forte, ou negras. Porém em casos isolados em raros anos a temperatura chegou a 0°C. Geadas podem ocorrer em, junho, julho e/ou agosto. Dificilmente registra-se nos 3 meses. É mais comum em julho, com raras ocorrências em agosto. Apenas na faixa leste do Rio Grande do Sul a geada é mais provável em qualquer um dos 3 meses e é possível ocorrer em maio e setembro. Mesmo tendo esta maior probabilidade, a faixa leste do RS não registra mais de 5 geadas/ano com freqüência.
Regiões de registros ocasionais: Algumas regiões não é comum ocorrer geadas porém o fenômeno pode ocorrer em casos esporádicos. Isto acontece no sul e leste de Goiás, leste de São Paulo, centro do Mato Grosso do Sul e triangulo mineiro. Geralmente ocorre em função de massas de ar polar muito fortes.
Qual a influência desses fenômenos na vida e no meio abiótico?
Dependendo da intensidade e da extensão da geada, o fenômeno pode causar sérios danos a agricultura, queimando e ressecando a folhagem das plantas, especialmente das hortaliças. A geada também influencia na sensação térmica de uma determinada localidade, devido á influência do vento e ela se formar apenas em temperaturas muito baixas, próximas de zero.